quarta-feira, 6 de abril de 2011

DFTRANS diz não estar ciente do uso de aparelhos celulares por motoristas de ônibus enquanto dirigem

Por Nathalia Ferreira

Motoristas de transportes coletivos do Distrito Federal utilizam o celular enquanto dirigem.  Essa prática não é mais novidade em outras cidades brasileiras. O funcionário que assim faz, não só está colocando a sua vida em risco, mas também a de todos os passageiros a bordo.
Especialistas explicam que a audição e a visão funcionam em áreas distintas. Quando um desses sentidos está sendo usado é desviada a atenção do controle visual para o auditivo e vice e versa, redobrando a atenção naquele ponto. Gerando uma lentidão ao realizar algumas tarefas que poderiam ser feitas com mais facilidade caso fossem feitas uma de cada vez.
É proibido por lei dirigir um veículo utilizando fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. A infração é considerada média com perda de 4 pontos na habilitação e pagamento de multa, segundo está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
Pedro Henrique Malvezzi, assistente administrativo e universitário, utiliza com frequência o transporte público e diz já ter visto algumas vezes motoristas utilizando o aparelho celular enquanto dirigem. Além disso, o universitário comenta sobre um acidente gerado pelo uso do telefone, “a van bateu, na época era aquela 62, não era nem micro-ônibus ainda”.
Ricardo Leite, diretor operacional do DFTRANS, disse não estar ciente sobre o assunto. Afirmou ainda, que o responsável pela fiscalização é o DETRAN. Por falta de interesse das autoridades, não há nenhum outro tipo de fiscalização que pugne os motoristas pela infração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário.